domingo, 24 de fevereiro de 2013

Brasileiros e brasileiras!

Brasileiros e brasileiras!
Recebo, diariamente, mensagens indignadas contra corrupção, impunidade, barbáries contra animais, violência sexual, abusos de todas as formas. Recebo mensagens que criticam os indiferentes. E outras dizendo que Deus é o senhor. Deus é fiel e nos salvará.
Recebo pedido de amigos que nem conheço. Recebo emails encaminhados por pessoas que foram encaminhadas por outras pessoas e, que por sua vez, mandam mensagens contra impunidade, corrupção e, assim por diante.
Assino abaixo assinados. Compartilho algumas coisas que julgo importantes e, principalmente, participo de tudo aquilo que julgo importante.
Hoje, para minha surpresa, depois de enxurradas de mensagens e mobilizações contra Renan Calheiros, fui a uma manifestação quase vazia. Onde estavam os indignados? Aquelas milhares de pessoas que reclamam do Senado? Reclamam da impunidade. Reclamam da falta de credibilidade do nosso país. Não encontrei muita gente. Poucos estudantes. Alguns representando a UFRGS. Alguns representando movimentos chamados: Chega!; Basta!; Novo Brasil!...
Alguns idosos. Muitos, na verdade, em relação aos jovens. Pessoas com cartazes. Outras gritando palavras de ordem. Até o:"Povo unido jamais será vencido!", aos berros pelos parcos manifestantes.
Senti uma profunda tristeza. Estava com a minha filha. E estava triste. Envergonhada. Triste com aquele vazio. Com aquele reflexo de uma sociedade desorganizada e altamente individualista. Uma sociedade que se mobiliza pela internet mas não sabe mais como se reunir, fisicamente. As pessoas, sem jeito, chegavam ao local marcado. Sozinhas. Esperando encontrar um número significativo de pessoas. Mas... Onde estavam estas pessoas? Estava quente. Um dia de verão abafado. Era domingo. Tinha GRENAL. Tem muita gente que ainda está curtindo os últimos minutos de férias... E muitas outras justificativas.
Então, brasileiros e brasileiras, gostaria que soubessem que, sem uma sociedade civil organizada nada mudará. Enquanto nos escondermos atrás do nosso conforto, comodismo e medo, a sociedade seguirá a mesma. Vários Calheiros estarão no poder. Vários assassinos estarão soltos. E a impunidade reinará absoluta para sempre e sempre... E sempre.
Lembram como lutamos pelas diretas? E a Constituinte? Alguém lembra? Como o Collor sofreu o impeachment? Lembram?
Talvez um pouco de utopia seja o que nos falta. Só um pouco. O suficiente para acreditarmos que a nossa voz não se calará. E que os nossos direitos serão respeitados e garantidos. Só isto! Simples assim! Agora é só tirar a bunda do sofá e fazer alguma coisa...
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário