quarta-feira, 27 de abril de 2011

Patchwork!

A vida tem para me oferecer, hoje, uma maleta cheia de retalhos, cores, estampas e muitas linhas. Estão ali há algum tempo, me esperando. A minha história com o Patchwork é interessante. Há alguns anos, quando estava sem trabalho e com um tempo ocioso que me perturbava, resolvi fazer aulas de Patchwork. Foi lá no Rio de Janeiro, em uma grande loja de tecidos na Avenida Conde de Bonfim, que uma simpática professora(que não lembro o nome) disse que eu seria a melhor aluna dela porque não sabia enfiar a linha na agulha... E não sabia mesmo. Aprendi o pouco que sei com ela. E foi muito prazeroso. No início, o recorte milimétrico dos panos e a costura a mão me deixavam aflita. Não acreditava que conseguiria. Mas consegui. Comecei a presentear parentes a amigos com os meus trabalhos.
Há muito tempo atrás, a arte de unir retalhos era muito mais uma necessidade de reaproveitamento das sobras de tecidos e reciclagem de cobertas velhas, do que uma arte. O Patchwork, hoje, valorizado, não deixa de ser uma expressão artística. E das boas. É muito bom enquanto estamos produzindo. Enquanto escolhemos as cores e formatos. É muito bom o resultado. Este efeito dos trabalhos manuais, de literalmente pegar o que se produz, é recompensador. Vou produzir uma manta. Depois posto por aqui, as fotos do processo.
E tu? O que a vida tem para te oferecer no dia de hoje?

6 comentários:

  1. Que maravilha !E eu sento em cima destas obras de arte quando visito minha mãe!E são almofadas lindas e confortáveis!!!Um conforto que a vida me oferece diariamente!Hoje ela me ofereceu este blog!Além do tanto mais que temos diariamente sem perceber;os sorrisos,o ar fresco,a amizade,o amor, o chão, o céu e as pessoas inéditas por que passamos.Beijos !

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esta curiosa e maravilhosa arte de unir retalhos e costurar sobras reinventando o corpo de tecidos como quem inventa sentidos. Mas acho que através de tudo de novo que aprendemos domesticamos cada vez mais a vida, principalmente quando envolvemos o labor de nossas mãos...
    Creio que hj o que o dia ( os dias) me oferece (em) é o desafio de aprender guitarra me reinventando no encanto da musica. Tem sido um caminho árduo e incerto a cada passo (ou tom)

    ResponderExcluir
  3. Carlão, querido!
    Este caminho árduo e incerto de aprender coisas novas é sempre gratificante. Nos envolvemos com a alma em algo que se incorporará na carne. Através dos teus dedos,sairão sons maravilhosos. Que estarão incorporados em ti. Com certeza. Depois, toca para mim?

    ResponderExcluir
  4. Espero mesmo que um dia meus dedos ebrios ainda lhe brindem com uma bela melodia...Por enquanto tudo é incerto desafio em que brigo com o tempo e a rotina para respirar a mim mesmo nos momentos que sobram no dia a dia para simplesmente existir em mim mesmo e não apenas viver...

    ResponderExcluir
  5. a vida me ofereceu no dia de hj a oportunidade de descobrir e adquirir um livrinho mágico de pura poesia e musica: PAUL McCARTNEY: POEMAS E LETRAS 1965-1999, traduzido por Marcio Borges e editado pela editora Geração editorial...

    no rhyme
    no ryme, no reason,
    no ship, no shape.
    we lie in our long bed
    making escape.

    sem rima

    sem rima, sem razão,
    sem navio, sem história.
    deitamos em nosso longo leito
    fazendo escapatória.
    by PAUL McCARTNEY

    ResponderExcluir