terça-feira, 25 de outubro de 2011

Tédio!

Tédio: sensação de enfado.
Enfado: sensação de tédio.
Ah! Então está bom. Era exatamente isto que eu sentia e buscava... Procurando no dicionário, alguma outra palavra que pudesse expressar o que é o tédio, me deparei com esta máxima. Claro que no Mini Houaiss. Então, resolvi pegar o amansa burro mais maravilhoso - O Aurelião - e o que encontrei? Aborrecimento, fastio, nojo, desgosto... Está aí a comprovação de que o Aurelião reina absoluto no mundo dos dicionários. E, é claro, está aí, também, a solução para acabar com o tédio. Correr atrás de palavras que o definam. Ficou mais interessante fazer trocadilhos com o fastio, a náusea do nojo, o aborrecimento tedioso e, finalmente, o desgosto. Nada pode ser mais tedioso e absurdo do que o tédio. Ele se instala em momentos em que a gente esqueceu o livro e foi à Caixa Econômica Federal. Se instala em um engarrafamento, quando a gente tirou a parte da frente do som(para não ser roubado), colocou dentro da bolsa e... Trocou de bolsa. Engarrafamento sem música. Ele se instala quando a gente fica escutando aquela conversa mais chata, que não te interessa em nada e o sorriso insiste em se instalar no teu rosto. É o tédio da face. Dói de todos os jeitos. Mas, principalmente pelo tempo perdido na baboseira. Há quem diga que dias de chuva são tediosos. Já não posso compactuar completamente com esta afirmação. Há dias em que a chuva é inspiradora. E, como tudo na vida, há dias em que ela te força a procurar uma boa programação na tv. Tarefa árdua! Mas, escrever por aqui me deixa tão feliz, mas tão feliz, que vou precisar comprar um dicionário de sinônimos para expressar melhor a alegria de não sentir tédio.

5 comentários:

  1. Débora Guilherme da Costaterça-feira, outubro 25, 2011

    Ser professora de Português me torna um tanto quanto suspeita? Pode até ser! Adorei a "levada" do teu texto!

    ResponderExcluir
  2. O TÉDIO É, TALVEZ, A CONTRAFACE DO COTIDIANO, NOSSO MODO DE BUSCAR CFRIATIVIDADE CONTRA A MERA E FRACA EXISTÊNCIA DE MERA ROTINA...O TÉDIO PODE SER UM VENENO QUE CURA.... SEI LÁ."A VIDA TEM SEMPRE RAZÃO",RS.

    ResponderExcluir
  3. MAS ME TORNEI TÃO FRIO AO FAZER DE TUDO ESTRATÉGIA DE LINGUAGEM EM OBJETIVIDADE DE PALAVRA QUE ME REINVENTO NO TÉDIO DE ME REDESCOBRIR NO NADA DE FILOSOFIAS DE LINGUAGEM,RS.TALVEZ A VIDA SEJA APENAS UM DIZER QUE SE CONTRADIZ....

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Débora. Teu comentário me deixou muito feliz. E, meu querido Carlão, vamos seguindo atrás da criatividade para deixar a vida bem mais interessante...

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a Débora! o tédio é apenas um pretexto para utilizarmos nossa criatividade!
    Ahhh Corina... a chuva é uma delícia para pensar, sonhar,ler ou fazer nada!!! Adoro!

    ResponderExcluir