quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A História!

Era uma vez o começo de uma bela história. O início de uma narrativa. O princípio de uma longa descrição. O pontapé inicial em um amontoado de letras. Mais letras. Palavras. Frases afirmativas. Algumas negativas. Muitas indagações.
Na verdade a história já está se desenrolando. Os fatos vão acontecendo com uma certa desenvoltura.
Há um cenário. E um personagem que vaga pensativo pela rua deserta. Ou caminha em passadas largas e fortes, com um ar de superioridade. Será uma mulher? Ou será um homem comum que caminha num lindo dia de sol e pensa em alguma coisa banal?
As letras se embaralham. Formam mais palavras. E, na verdade, é uma mulher solitária, que olha pela janela, numa fria tarde de domingo. Longa descrição do tempo e da paisagem. A cor dos olhos da mulher. Seus cabelos... Seus pensamentos...
E a história segue sem saber se será um romance, um drama ou conto policial. Crime. Traição. Rede de mentiras... Se existe um leitor para esta história é possível que tenha se interessado. A miséria humana sempre desperta curiosidade.
Mais um embaralhar de letras e o princípio se alterou. O personagem é um velho sorridente e gaiato, que conta sua longa jornada mundo afora. Cidades peculiares da Europa. Locais mágicos e exóticos do Oriente. Minúcias. Detalhes.Chegam a escorrer cores e aromas pelas letras. A história vai ficando picante, e o provável leitor esboça um sorriso de contentamento.
E é aí que a história começa a ter sentido. No momento que desperta a curiosidade, o interesse, o prazer... Alegria. Deslumbramento. A razão da leitura. Da boa leitura.
As letras misturam-se como uma linda dança. Embalam-se numa melodia deliciosa. E, de repente todos os sentidos estão aguçados e felizes. O corpo e a alma agradecem.
Era uma vez este desejo. O desejo de derramar palavras no papel até o momento apoteótico. A antítese do princípio.
O Fim!

5 comentários:

  1. Amei!!!
    Paixão pela leitura que nos transporta para um outro plano...
    Imaginação viajando por lugares desconhecidos que vão surgindo a medida que as páginas são lidas!
    Livro, companheiro imprescindível!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu comentei não sei mais onde procura por aí, bjs ivoran

    ResponderExcluir
  3. querida amiga,
    este teu lírico post me remeteu a W. Benjamim e a decadência da arte de narrar, de contar histórias e compartilhar experiências. Que bom que vc ainda seja uma das raras e especiais pessoas que a segue o endereço de um ensaio curioso sobre o tema;
    http://www.unioeste.br/prppg/mestrados/letras/revistas/travessias/ed_002/cultura/mariagrahan.pdf

    ResponderExcluir
  4. errata: ...que bom que vc seja uma das raras e especiais pessoas que ainda conseguem faze-lo...

    ResponderExcluir
  5. Paixão pela leitura. Prazer em desvendar as palavras... Cada livro nos traz um conforto diferente, né? Gosto muito da companhia deles.

    ResponderExcluir