sábado, 17 de março de 2012

80 anos da minha tia...

A vida me ofereceu, no dia de ontem - 17 de março - o aniversário de 80 anos da minha querida tia Ecilda. Mais do que comemorar o aniversário, foi uma celebração de vida e afeto. Estavam ali, reunidos, os parentes próximos e distantes. Uma verdadeira reunião nostálgica, onde se encontravam, nas feições, os parentes mortos. Cada um carregava em si um pouco da histórias dos outros. Um pouco do pai, da mãe e daqueles que se foram. Entre rugas e cabelos grisalhos redescobrimos as crianças que fomos. Falamos sobre o passado. Lembramos e fomos lembrados em histórias pitorescas. Uma maratona de recordações. Pedacinhos nossos carregados pelos outros. E outros tantos pedaços que carregamos dos outros, espalhados, reencontrados numa sessão de carinho, afeto e amor. Minha tia querida completou 80 anos. Uma mulher que, viúva, saiu do interior e veio para a capital prestar concurso para o Banrisul. Deixou a filha e, depois de tudo acertado foi buscá-la. Trabalhou, casou de novo, teve mais filhos. Acolheu a família em sua casa. Socorreu quem dela precisou. E viveu a vida dela, com suas próprias verdades e seus sonhos. A vida me ofereceu este momento de alegria. Uma oportunidade de abraçar e falar de amor. Uma oportunidade de dizer a ela o quanto a admiro pela mulher a frente do seu tempo. Uma oportunidade de amar o que a vida nos oferece...

2 comentários:

  1. uM POUCO DE TI MESMA CELEBRAS EM TUA TIA REINVENTANDO A VIDA NOS OUTROS, APREENDENDO QUE O QUE A VIDA NOS OFERECE SEMPRE A CADA DIA É UM ATO DE DIFERENÇA, IDENTIDADE E ENCANTO ATRAVÉS DOS OUTROS E DAS COISAS QUE COTIDIANAMENTE NOS FAZEM AVENTURA DE NÓS MESMOS NO ACONTECER DA MINIMA MORALIA DE NOSSA PRÓPRIA EXISTÊNCIA...
    EXISTIR É APRENDER ENTRE OS OUTROS A ARTEW DA SUBJETIVIDADE...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, meu querido amigo. Ela está aqui, me compondo um tanto... E eu celebro a vida dela junto com a minha. Celebro a vida dos que amo, um pouco como a minha. Sou um pouco das minhas filhas, dos meus pais, sobrinhos, afilhados, amigos... Estou um pouco dentro de quem amo e carrego uma montanha de gente. Leve. Porque o amor é leve. E vôo pela existência dos outros traçando um pouco da minha.

      Excluir