quarta-feira, 14 de março de 2012

Curtir ou não curtir, eis a questão!

Curtir ou não curtir, eis a questão. As coisas estão tão superficiais que vamos perdendo a capacidade de interpretar as palavras. Lá no Houaiss existe uma definição simples para curtir: aproveitar, desfrutar ao máximo. Mas, por conta da nossa infinita capacidade de brincar com as palavras curtir virou gíria - eu curto, eu gosto. Além de aproveitar intensamente. No facebook o curtir aparece embaixo dos posts e links. Ou seja, concordamos, curtimos, apreciamos, gostamos? Às vezes sim, outras só concordamos com as palavras que seguem a postagem. Em outras, há que curta por curtir. Já vi muita gente curtindo pedofilia. Acho que as pessoas nem param para ler. Um amigo publicou? Legal, eu curto. Mas, pior do que curtir ou não curtir é a patrulha dos que curtem. Ou seja, se eu penso diferente corro o risco de receber mensagens complicadas. Agressivas. Esquisitas. Digo esquisitas porque este espaço virtual deve ser democrático. Pretende ser democrático. E na democracia convivemos com ideias e opiniões diferentes, divergentes... Nem por isto temos o direito de xingar, agredir, enxovalhar. Ops! Desculpa. Na verdade numa democracia deveríamos ter o direito de expressão livre, mesmo quando esta expressão agrida o outro? Está na hora, depois de tanta tecnologia e facilidades para a nossa comunicação, de reaprendermos a nos comunicar. Não estamos mais rasgando cartas, queimando livros e apagando o que nos agride. Mas estamos ofendendo, agredindo e denegrindo imagens. Eu, particularmente, não curto violência. Não curto agressão. Curto a liberdade de expressão responsável. Digo aquilo que possivelmente elaborei previamente. Há quem acredite que isto nos faz perder a autenticidade. Talvez. Mas talvez tenha chegado a hora de medir as palavras. Pensar nelas com a importância que elas tem. E sair por aí, curtindo, aproveitando e vivendo intensamente aquilo que realmente acreditamos. Seja o que for...

2 comentários:

  1. lindo...adorei...na minha opinião teclar curtir ou deixar de curtir,não quer dizer que não gosto da postagem do amigo(a),pois as vezes,por participar de vários grupos,fico offline ,só lendo e curtindo mentalmente.Se vou curtir somente o que gosto ou curtir sem ler ou refletir sobre o que está escrito,corro o risco de me torna antipática com aqueles cujas postagens apenas não cliquei em curtir,não querendo fazer desta forma um protesto contra a postagem ou a pessoa,pois gosto de todos os amigos dos grupos que participo.

    ResponderExcluir
  2. NÃO SEI O QUE MOTIVOU ESTE TEU POST DESBAFO MINHA CARA AMIGA. MAS NO CIBER ESPAÇO, APROVEITANDO A ALEGORIA POR TI PROPOSTA, NÃO SEI SE CURTIR OU NBÃO CURTIR É A QUESTÃO. NOSSO EU VIRTUAL NAO SE CONFUNDE COM NOSSO EU COTIDIANO.ELE O COMPLEMENTA DE UM MODO HJ AINDA NÃO MUITO CLARO. MAS O FATO É QUE NOSSO ACONTECER NA INTERNET PRESSUPÕE A CONSTRUÇÃO DE UMA PERSONA, DE UMA IMAGEM QUE NÃO SE CONFUNDE COM NOSSO EU COTIDIANO, TRANSFORMANDO O BANAL E O EFÊMERO DE TODOS OS DIAS EM UMA ESPECIE DE LINGUAGEM...EM POUCAS PALAVRAS O CURTIR OU NÃO CURTIR DEPENDE NOSSA PERFORMANCE, DE NOSSA CAPACIDADE DE LIDAR E SOBREVIVER EM UMA POS CULTURA ONDE IMPERA OS SIMULACROS...

    ResponderExcluir