segunda-feira, 2 de maio de 2011

Trânsito!

Ando de carro. Sinceramente, gostaria de deixá-lo na garagem e não me preocupar com gasolina, óleo, engarrafamento e coisa e tal... Mas a minha cidade é desprovida de qualidade no transporte coletivo. Especialmente o meu bairro. Então, preciso andar de carro. E dirigir por aqui tem sido uma aventura. As pessoas são extremamente homicidas dentro dos seus carros. E os pedestres não ficam para trás. Faixa de segurança para que? Ninguém respeita para atravessar e nem para esperar que atravessem. Enfim, por que estou divagando sobre isto? Simplesmente porque sair de carro tem sido uma tortura para mim. Fico irritada. Preciso me controlar para não ficar com a mão grudada na buzina. Meu coração dispara. Fico raivosa. Porque a raiva cega a razão. E, raivosa é a palavra adequada.  E, olha só, meu carro também vira uma arma.Começo a ver que os outros são, muitas vezes o meu reflexo. Por sorte esta insanidade toda é temporária. E lá vou eu xingando e amaldiçoando os outros motoristas. Depois paro, respiro e percebo o absurdo disto tudo. De repente, em pleno sábado de passeio e prazer, eu estava indignada com as pessoas no trânsito. Não dão passagem, aceleram quando não devem, não sinalizam, não isto, não aquilo... E o que poderia ser um passeio muito legal, ficou, por momentos, insuportável para mim.  A consciência desta loucura toda é super importante. Como os passos de autoconhecimento: primeiro a aceitação. Ok! Fico nervosinha, perco completamente a razão. E agora, o próximo passo, tenho seguido a risca desde domingo - ontem. 
Hoje me comportei de forma diferente. Fiz a respiração consciente e entrei calma e cheia de paciência. As pessoas seguem não sinalizando, se arrastando e enlouquecendo por aí. Mas, o dia de hoje me ofereceu paz e serenidade. Fui e voltei sem crises de irritação, sem palpitações e , o mais importante, no mesmo tempo que levaria com a indignação toda. Ou seja, faço por aqui o " mea culpa" e me comprometo comigo mesma em mudar. Será que isto funcionaria? Todo mundo tendo um momento de reflexão sobre a sua conduta e mudando. De repente viveríamos em um comercial de margarina. E viva a utopia!

3 comentários:

  1. hehheheh
    Saudades dessa profe maravilhosa!!!
    Sempre ensinando a viver e ser feliz!!!
    Te amo de mais e teu conselho de vida tenho sempre comigo e tento segui-lo!!!

    Com relação ao trânsito, está terrível, Porto Alegre está um absurdo!! Não consigo ficar mais que 4dias aí!!! E olha que ainda não me aventurei a dirigir em POA... Imagina se eu estivesse dirigindo??! Não aguentaria um dia!!!
    As pessoas tem se tornado loucas no transito!!!

    Parabéns pela consciência e mudança Coca!!! :)

    ResponderExcluir
  2. Coisa boa te ter por aqui... Estou neste espaço, dividindo pensamentos e reencontrando pessoas queridas. Mais uma boa coisa que a vida me ofereceu no dia de hoje - teu comentário! Beijos

    ResponderExcluir
  3. O sentimento é mútuo,e creio que a maioria dos motoristas também fique indignada desta forma.E pra me afundar mais ainda tento pensar que isto reflete bem o nosso comportamento como sociedade.Mas, aquí parado pensando no que dizer,toca no rádio Chico Buarque cantando Cartola,A vida é um moinho que reduzirá nossas ilusões a pó.Em tudo há um profundo caminho espiritual!Parabéns!Espero que em breve nossas ilusões se tornem pó,mas que sumam depois disto!Beijão !

    ResponderExcluir