terça-feira, 8 de maio de 2012

As Árvores!

Sou apaixonada por árvores desde pequena. Sempre subi em árvores. Nas pequenas frutíferas da casa da minha avó em Jaguari. Nas árvores em frente ao meu prédio da infância, na rua Gonçalves Dias, em Porto Alegre. (Que, infelizmente, não existem mais) 
E, especialmente,subi em uma imensa Figueira, em Belém Novo. Subi, incontáveis vezes. Desta árvore tenho recordações especiais. De cima dela prestei atenção no meu primeiro por do sol. Achei aquilo tão mágico que carrego dentro de mim, todos os dias da minha vida. De cima dela me apaixonei pelo Guaíba. Rio/Lago mágico na minha vida. Aprendi a me equilibrar em cima dela. E ficava, durante horas, inventando brincadeiras na árvore. Usufrui da sua sombra. Me balancei em seus galhos. Sonhei nela e com ela. Desde então, tenho um encantamento por árvores. Adoro observar seus galhos, suas folhas... Plantei algumas em minha casa. E mantive outra, que todo mundo queria tirar, por puro encantamento. Ela dá flores no verão. E fica completamente nua no outono. Ou seja, ela é linda o ano inteiro. Não podo. Acho um crime podar. Tenho a sensação que a árvore sentirá dor. Maluquice? Pode ser. Mas a maior maluquice talvez seja o fato de que abraço árvores. Adoro! Elas me repõem. Me consertam. Me renovam. Tenho fotos de árvores. Passo a mão em seus troncos. E, me preocupo com o pouco caso destinado a elas... Derrubam tantas... Mudam as paisagens sem consequência. E, agora, querem meter a mão, legalmente, na Floresta amazônica. Vão legislar contra elas. O código Florestal é um "des serviço" ao povo brasileiro. É um engodo. E, se permitirmos, pagaremos muito caro. Há quem divulgue que o aquecimento global é uma palhaçada. Há quem acredite que a tecnologia vai nos manter vivos e saudáveis. Eu prefiro as árvores. Prefiro o efeito delas. Prefiro as florestas densas com todo seu ecossistema. Prefiro plantar na minha casa, até virar uma mata... E, enquanto isto, vou seguir abraçando as árvores e me encantando com cada uma delas.

2 comentários:

  1. cada individuo vive sua propria floresta no verde de sua existência que se reinventa na aventura de todas as cores de pessoas,tempos e espaços definidos por qualquer horizonte de paisagem de olho e o corpo em investigação de abstrato, ludico e concreto pensamento através dos outros...

    ResponderExcluir
  2. somos todos em nossas individualidades vividas como arvores que avançam em todas as direções da sobrevivência em busca de céu e de sol...

    ResponderExcluir