terça-feira, 22 de maio de 2012

Sacolinhas cheias de livros!

Livrarias cheias. Este é um fenômeno comum. A Saraiva está sempre lotada ao redor das estantes. A FNAC está sempre bordada de gente. A Cultura está sempre lotada, com pessoas lendo pelos cantos da livraria. Aliás, eu adoro fazer isto. Ficar durante horas descobrindo tudo que a Livraria Cultura tem para oferecer... Se as poltronas estão ocupadas, dá para sentar no chão, nas escadas... As pequenas livrarias também estão assim. As pessoas ficam durante um bom tempo folheando os livros. Acho isto maravilhoso. As pessoas, finalmente, descobriram o prazer da leitura? Talvez. Conversando com uma moça muito simpática, que trabalha em livraria, descobri que as pessoas continuam comprando pouco. Ou, pelo menos, compram menos do que desejam. Seria o preço dos livros? Talvez! Os lançamentos seguem caros. Tenho, para esta questão do preço, uma boa solução. Descobri os balaios das livrarias. E, através deles, autores que jamais conheceria. Decobri autores da Noruega, Afeganistão, Iraque, Coréia, Dinamarca... Saí do eixo tradicional e tive uma feliz surpresa. Por R$9,00  ou até R%5,00, descobri boa leitura. O prazer em ficar horas dentro de uma livraria é, justamente, descobrir tudo aquilo que ela tem para nos oferecer. Desde os balaios, promoções, até os lançamentos inusitados. Dentro de uma boa livraria vamos, inclusive, descobrindo outros interesses. Hoje, além da Literatura, tenho interesse em design, arquitetura, artes plásticas, jardinagem, culinária... Fico buscando em todas as prateleiras coisas do meu interesse. E, descubro novos interesses, para a minha alegria. Para a leitura existe acesso. Dá para ler nas bancas, nos sebos, nas livrarias, nos cafés(que hoje oferecem bons livros), em casa, no ônibus... Temos mais acesso. Temos uma relação mais democrática com a leitura. Não existe mais aquela patrulha pelo bom ou mal livro. O ato de ler, por si só, já é bem comemorado. E isto é que importa. Ler. Descobrir, através da leitura, novos prazeres e novos saberes. Livrarias lotadas, com filas imensas no caixa, são o meu sonho. Desejo a todos vocês, muitas sacolinhas cheias de livros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário