quarta-feira, 16 de maio de 2012

Envelhecendo...Vivendo...

A vida é urgente. E por mais que as estatísticas mostrem que viveremos mais, segue a urgência. Viver é muito bom. É bom ser criança, é desafiador ser adolescente e é maravilhoso ser adulto. O tempo nos marca no rosto cada caminho escolhido, cada trajeto executado, cada momento vivido... Recentemente me perguntaram porque não pintava meus cabelos brancos. Respondi que era para, cada dia no espelho, lembrar da urgência da vida. O tempo passa. E com ele vem a certeza de que temos tanto a fazer... Milhares de coisas ainda não fiz. Não conheci a Áustria. Não saltei de asa delta. Não mergulhei em alto mar. Não escrevi um livro. Ainda preciso reencontrar pessoas queridas da infância. Ainda não fiz uma maratona. Na verdade, sequer corro. Caminho, mas ainda não corro. Quero correr. Quero voar... Tenho milhares de livros para ler. E os clássicos? Ainda não li tudo do Machado de Assis. Preciso terminar de ler a obra de Érico Veríssimo - todos os livros, cada palavra, em homenagem a minha tia Jane. São tantas coisas... Quero ser vó. Quero plantar mais árvores. Quero ver o Guaíba despoluido, próprio para banho. E, quero nele mergulhar, mais uma vez. Meus cabelos brancos e as marcas que insistem em surgir no meu rosto são, nada mais nada menos, do que o aviso da urgência da vida. Aproveitar mais. Cantarolar o Epitáfio dos Titãs, olhar o pôr do sol com o encantamento da surpresa. Viver intensamente. E, recentemente coloquei na minha lista: só faço aquilo que quero! Simples. Se a vida são 3 laranjas, já chupei 2. Não quero desperdiçar o sabor doce da minha última laranja. Quero compartilhar mais, compreender mais e, claro, viver sempre em paz. Afinal, tenho buscado, todos os dias da minha vida, a harmonia. E me comprometo com isto a cada momento em que meu reflexo está ali, na minha frente, no meu espelho matinal. Boa vida para vocês! Estou tentando viver cada dia de maneira especial, penteando meus cabelos brancos e me acostumando com a nova pessoa que surge diante de mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário